Stephen
J. Gould e Richard Milner se conhecerem na sexta série,
viraram muito amigos devido a gostos incomuns para crianças.
Logo seus colegas de classe os apelidaram respectivamente
de “Cara-de-fóssil” e “Dino”.
Eles cresceram e Cara-de-fóssil se tornou um biólogo
evolucionário, enquanto que Dino, um historiador
cientifico, mas sempre que pode se transforma em Charles
Darwin, em um musical “Charles Darwin: Live &
In Concert”.
Milner
diz que todos deveriam encontrar o seu próprio
Darwin, uma vez que “ele era zoólogo, botânico,
explorador, escritor de viagens, filósofo, abolicionista,
pai dedicado, revolucionário intelectual radical,
com um estilo de vida absolutamente conservador e livre
de máculas. Ele revolucionou cada campo que tocou,
e não teve educação formal em nenhum
deles."
Apesar
do seu medo de falar em público, Milner encontrou
o que ninguém havia encontrado: um Darwin comediante.
Ele se transformou de naturalista tímido em um
artista, cantando ritmadas canções sobre
trilobitas, peixes-agulha e cascos de tartaruga.
Como
naturalista, descobriu outro lado de Darwin: o Darwin
caça-fantasmas, que ajudou secretamente a financiar
a acusação de um espiritualista trapaceiro,
sendo sustentado legalmente pelo rival científico
de Darwin, Alfred Wallace (que descobriu a seleção
natural de forma independente).
"Como
disse o próprio Darwin, sou um milionário
em fatos estranhos e inúteis", diz o artista.
O mais extraordinário é que o show é
divertido e faz bastante sucesso gerando apresentações
pagas em colégios, museus e conferências
por todo o mundo. Milner mora em Manhattan e se sustenta
com os ganhos de seus shows e de sua escrita, incluindo
sua próxima enciclopédia, "O Universo
de Darwin: Evolução de A a Z".
Mas
nenhum livro e estudo feito a respeito do naturalista
inglês foi tão desafiador como encontrar
humor em suas obras. E a primeira regra de Milner é:
não procurar pelas risadas nos livros de Darwin.
"É em suas cartas que você encontra
o Darwin caloroso e por vezes engraçado",
diz Milner.
Darwin
registrou algumas das fraquezas humanas no seu diário
de bordo no Beagle, como por exemplo, a tentativa do capitão
do navio de "civilizar" os índios da
Terra do Fogo, ao educar três deles na Inglaterra
e então devolvê-los à sua terra natal.
"Darwin sabia que era um plano ridículo",
diz Milner: "quando viu os suprimentos que as damas
inglesas haviam enviado para o grupo, incluindo linhos
finos, vasilhas de prata para sopa e cartolas, ele chamou
isso de 'a tolice mais castigável'".
Na
versão musical de Milner para a história,
os sonhos do capitão ("Índias selvagens
em vestidos e bonés/Nativos com lanças recitando
sonetos") são esmagados quando um dos índios
arranca as roupas estrangeiras e anuncia seu veredicto
sobre o modo de vida inglês: "É raso,
é doloroso".
Darwin
adiou a descoberta de sua teoria, preocupado com a reação
de líderes religiosos. Mas confidenciou a um amigo
que propor a mutabilidade das espécies seria "como
confessar um assassinato" e que havia tido um pesadelo
no qual era enforcado. Ele não registrou os detalhes
desse pesadelo, o que não se tornou um obstáculo
a Milner, que junto com o co-letrista John Woram, imagina
que Darwin tenha se envolvido em um julgamento em uma
praia das Ilhas Galápagos, com um vigário
anglicano como juiz, promotor e júri. Segue um
trecho da canção onde Darwin descreve sua
acusação:
Para desafiar
minha saúde, ele chama sua primeira testemunha
Um albatroz de lá da Guiana
Mas o pássaro mexe sua cauda e se torna um caracol
Então se desenrola e se torna uma iguana
O juiz está perplexo, e eu digo, "não
fique irritado
Nós estivemos mudando desde a chegada de Adão
O monge em seu claustro descende de uma ostra
O mais saudável dominou a sobrevivência."
E
quando finalmente revelada a teoria, Darwin que era tímido
demais para discuti-la publicamente, deixou isso a cargo
de seu amigo Thomas Henry Huxley. Longe de ser tímido,
a reação de Huxley ao ler a teoria foi,
"Que estúpido não ter pensado nisso
antes!" Milner o colocou cantando:
Havia um antigo
mamífero que podia pular e saltar por aí
Mas com membranas entre seus dedos, ele podia voar partindo
do chão
E então essa criatura, parecida com um rato, evoluiu
para se tornar um morcego
Por que eu não pensei nisso?
Em
seu espetáculo aparecem também os trechos
do famoso debate de Huxley em 1860, em Oxford, contra
o bispo Samuel Wilberforce, que perguntou zombeteiramente
a Huxley se ele descendia de um macaco por parte de mãe
ou de pai. Huxley teve a última palavra anos depois,
quando o bispo morreu ao cair de cabeça de um cavalo.
"Seu
fim foi trágico demais para sua vida", escreveu
Huxley numa carta. "Por exemplo, a realidade e seu
cérebro entraram em contato, e o resultado foi
fatal."
A
frase ainda hoje, faz criticas a alguns líderes
religiosos que resistem à teoria da evolução.
Além de também ser, muito mais indecente
do que qualquer coisa que Darwin tenha falado, ou pelo
menos qualquer coisa que Milner tenha pensado até
agora. Porém, ele também continua procurando
por esse Darwin.
Natália Souza/Pick-upau
Da Globo/G1